Linguagens: verbal e não verbal

Linguagens : Linguagem Verbal e Não-Verbal

Estudando e observando as provas dos Vestibulares mais concorridos do nosso país, como as provas da UNICAMP, FUVEST, UNESP e ENEM, nos deparamos com freqüência com esses conceitos sobre a linguagem, mas serão apenas conceitos tão simples? Quais são os aspectos cobrados em tais provas?

Além da própria definição das linguagens, devemos, principalmente, fazer observações e considerações importantes: inicialmente podemos pensar de maneira mais simples  – a linguagem não-verbal é a que não se utiliza das palavras para transmitir mensagens, por exemplo, se considerarmos as nossas placas de sinalização de trânsito (sem palavras, somente com símbolos), a transmissão da mensagem é efetiva (desde que o interlocutor reconheça tais códigos, é claro!), como a sinalização de lombadas. Placas de transitoA linguagem verbal é aquela que se utiliza de palavras para a mesma transmissão de mensagens. Simples, não é? O que vamos observar muitas vezes na elaboração da nossa comunicação é a junção dessas duas possibilidades em um único texto.

Texto : mais uma definição importante para nós : o que é um texto? Texto é uma mensagem emitida por alguém (emissor) para outro alguém (receptor) e  que tenha sentido completo (referente). Qualquer mensagem é um texto : uma imagem, uma música, nosso vestuário, nosso corte de cabelo! Diante de tantas possibilidades, temos as questões das provas de Vestibular – o que elas cobram afinal?

Proibido fumar

Os Vestibulares atuais consideram o contexto em que vivemos e as transformações pelas quais passamos ao longo dos anos, pensando nas nossas manifestações linguísticas, a cobrança será a de reconhecermos os elementos estruturais de textos que se manifestam pelas linguagens verbal e não-verbal e de que forma colaboram para a construção de sentido do texto. A nossa formação pessoal nos permite cumprir tal tarefa com relativa facilidade, pois sabemos o que (dentro do texto) nos provoca reações (como riso, reflexão, emoção, etc.), mas o que devemos considerar é que além de interpretarmos corretamente os textos propostos, devemos saber identificar e descrever os mecanismos de funcionamento da nossa língua, o que nos é garantido pela nossa formação escolar.TorneiraSintetizando, as questões dos Vestibulares apresentarão textos que trazem a riqueza  da utilização dos elementos verbais e não-verbais (como peças publicitárias e quadrinhos, por exemplo) e que avaliam a habilidade e o domínio do candidato sobre a Língua Portuguesa.

Débora Ferro

Diretora Geral Genesis Cursos

[email protected]