Coordenador do Genesis é finalista em concurso para startups

Coordenador do Genesis é finalista em concurso para startups

Afinal, o que é uma startup? Startups são experimentos em evolução contínua e seu sucesso depende muito de terem a capacidade de inovar e fazer coisas que ainda não foram feitas por outros, com recursos restritos e num curto espaço de tempo. Precisam ser flexíveis para girarem no próprio eixo e se recriarem como num passe de mágica.

Portanto, diferentemente do que muitos imaginam, startup não é uma empresa ou o embrião de uma corporação. Startups podem até gerar receita, ter CNPJ, funcionários, mas ainda estão longe de ser uma empresa.

O que é o e-Labora? Há 03 (três) anos, em 2013, em uma reunião entre amigos foi lançado um desafio , para a estruturação de um projeto relevante, que tivesse alcance nacional e que representasse uma quebra de paradigmas. O professor Evandir, comprou a briga e começou a procurar parceiros para levar adiante o projeto. A idéia era construir uma plataforma multitarefas, onde fosse possível armazenar a experiência de excelentes professores, de todas as disciplinas, na forma de questões resolvidas de vestibulares e vestibulinhos. Com o tempo foi sendo moldado um grande projeto que armazena mais de 50.000 questões resolvidas por especialistas, que podem ser usadas por professores, alunos e escolas para a elaboração de provas, e simulados presenciais e virtuais. Além disto a plataforma oferece um recurso fantástico: os interessados podem enviar questões para serem resolvidas pela equipe de professores, e os alunos podem enviar redações para correção. Além disto, ao finalizar um simulado, a plataforma oferece um vídeo para cada questão que o aluno errar. Pensando nos milhares de colegas professores, que sempre estão à procura de renda extra, o projeto foi transformado em uma plataforma colaborativa, onde excelentes professores são selecionados e podem resolver questões  e armazenar na plataforma, obtendo desta forma renda extra. Não existia no Brasil uma plataforma desta natureza.

Selo InovativaBrasil: Em novembro fomos convidados a apresentar o projeto para uma banca de investidores no Acelera Fiesp 2015 7ª edição, uma mostra das melhores startups do estado. Foram cerca de 5.000 inscritos e chegamos entre os 300 melhores. Nada mal para um projeto despretensioso. Animados com o resultados, fizemos alguma mudanças e criamos a coragem de inscrever o projeto em um evento nacional. Foi assim que inscrevemos o projeto no Inovativa Brasil  e chegamos entre os finalistas. Este é um dos maiores reconhecimentos que uma startups pode receber no Brasil, pois tivemos nossa capacidade de planejar e realizar validados por uma das instituições mais sérias do país.

Parceiros internacionais: O maior sonho de uma startup é receber um sócio capitalista, ou o investimento-anjo ou ainda o aporte de um venture capital. Mais uma vez os bons ventos sopraram a favor do projeto, que recebeu a sinalização de interesse de um fundo de investimentos estrangeiro. Esta é a garantia que o projeto poderá decolar tranquilamente e deverá ficar pronto em 02 (dois) anos, no máximo. Aguardem este lançamento e mais notícias  para os próximos meses.