Como estudar para os vestibulares e vestibulinhos

Como estudar para os vestibulares e vestibulinhos?

Como coordenador de cursos do Genesis, o relato que mais ouço dos alunos é que eles não sabem o que ou como estudar. Isto acontece com alunos da rede publica e privada igualmente, e o maior trabalho que um coordenador tem  atualmente é em ensinar alunos a estudar. Pensando nisto, resolvi escrever aqui um pequeno roteiro para ajudar os alunos a estudar da forma correta.

Como devo estudar para minha prova? Sua prova é o melhor modo de estudar para ela. Vou explicar melhor: se estudar pelas provas passadas das provas que vai prestar, suas chances são muito maiores do que se estudar de forma aleatória. Não adianta estudar para o Enem, estudando questões de outras provas. Se vai prestar Enem, baixe algumas provas de Enem, recentes, e faça de forma criteriosa. Anote suas dúvidas e estude de forma detalhada cada dúvida. Suas dúvidas são mais importantes que suas certezas!!!

Como lidar com meus erros? Cada questão que errar representa uma oportunidade, portanto não a desperdice. Procure na internet, ou livros ou em seu material do cursinho a resolução da questão, e estude até entender o assunto. Quando entender o assunto completamente, procure algumas questões do mesmo assunto e treine, até que consiga resolver qualquer questão sobre o mesmo assunto em 03 minutos. Este é o tempo que a maioria das grande provas reserva para cada questão. Portanto treine seu tempo!!!

Quantas horas devo estudar por dia?:Um bom plano de estudos deve ser individual, ou seja, cada aluno deve ter o seu. Cada aluno  tem problemas diferentes, com matérias diferentes e um plano de estudos geral não vai funcionar. Mãos à obra, vamos organizar seu plano de estudos. Comece escolhendo suas 03(três) matérias mais fortes e as 03(três)  mais fracas. Em seguida planeje sua semana: em quais dias vai estudar e quantas horas por dia? Dica importante: nunca estude por longas horas sem uma pausa. Pessoalmente eu recomendo períodos de estudos de 1,5 horas e posteriormente períodos de descanso de 20 minutos. Se fizer deste modo vai conseguir estudar por longas horas, sem se esgotar.

Como organizar um plano de estudos:Veja quantos períodos de 1,5 horas, com 20 minutos de descanso você tem em seu dia. Cada um destes períodos é chamado de módulos. O ideal é que consiga estudar pelo menos 04 módulos destes por dia, se vai prestar provas de medicina, engenharia ou arquitetura. Quanto mais períodos destes você conseguir, mais chances terá de aprovação. Separe uma quantidade maior de módulos para as matérias que tem mais dificuldades. Este planejamento pode ser alterado de tempos em tempos, de acordo com sua evolução.

Agora é sua vez de fazer!! Leia atentamente este documento, separe algumas provas e mãos à obra. Lembre-se que até para conquistar o sucesso é necessário uma grande dose de organização e planejamento. Desejo muita sorte a todos.

Evandir Pereira da Silva Júnior

Coordenador de cursos do Cursinho Genesis

[email protected]